Estados e Capitais do Brasil
 

Bandeira do Maranhão


Bandeira do Maranhão

Símbolo oficial do estado, a bandeira do Maranhão foi instituída em dezembro de 1889, pelo decreto de número 6. Idealizada e criada pelo poeta Joaquim de Sousa Andrade (Sousandrade), que claramente se inspirou no pavilhão dos Estados Unidos da América, a bandeira maranhense é composta por nove listras em sentido horizontal, quatro brancas, três encarnadas e duas pretas, intercaladas. Traz um quadrado azul no canto superior esquerdo e, no centro desse quadrado, um estrela branca. O quadrado azul ocupa um terço do comprimento e a metade da largura do retângulo total. A faixa governamental, que também é um símbolo estadual, segue as cores da bandeira.

SIMBOLISMO

As listras nas cores vermelha, preta e branca simbolizam a fusão étnica que originou o povo brasileiro. O simbolismo das cores é o seguinte:

  • Vermelha – representa os índios;
  • Branca – representa o europeu, essencialmente o português;
  • Preta – representa o africano.

No canto superior esquerdo, o quadrado azul representa o céu maranhense, tal como na bandeira do Piauí. A estrela branca de cinco pontas, contida no quadrado, remete a Acrab, estrela da constelação de escorpião que, na Bandeira do Brasil, simboliza o estado do Maranhão.


Bandeira da Capital

Bandeira de São Luís

São Luís