Estados e Capitais do Brasil
 

Bandeira do Amazonas


  
Bandeira do Amazonas

Símbolo oficial do estado amazonense, a bandeira do Amazonas, foi adotada em janeiro de 1982. Seu desenho consiste em um retângulo dividido em três faixas horizontais de mesma largura nas cores branco, vermelho e branco. No canto esquerdo superior há um cantão azul, contendo 25 estrelas brancas de cinco pontas. As estrelas apresentam-se dispostas de uma maneira peculiar: duas linhas, uma na parte superior e outra na inferior, com oito estrelas cada. Há ainda mais oito estrelas dispostas em duplas em posição vertical entre as linhas superior e inferior. No centro há uma estrela maior que as demais.

SIMBOLISMO

  • A combinação de azul e branco vem do fim do século XI, tempo em que foram adotadas como cores do Condado Portucalense. Foram as cores levadas à batalha de Ourique, depois estiveram presentes nas bandeiras real, imperial e republicana do Brasil e em quase todos os escudos e bandeiras estaduais e municipais.
  • As duas faixas brancas na horizontal representam esperança e a faixa vermelha, as dificuldades superadas.
  • O vermelho é explicado pelo contexto histórico em que a criação da bandeira estava inserida. A cor simboliza os combates e foi adicionada à bandeira porque ela seria levada aos campos de combate em Canudos, no ano de 1897.
  • As 25 estrelas presentes no cantão azul representam os 25 municípios em que se dividia o estado em agosto de 1897. A estrela maior representa a capital, Manaus.

Bandeira da Capital

Festival de Parintins/ AM Vista aérea de Parintins/ AM Catedral de Nossa Senhora do Carmo - Parintins/ AM Praia fluvial do Tupé/ AM Museu do Seringal/ AM Guaraná, fruto típico de Maués/ AM