Estados e Capitais do Brasil
 

Bandeira do Acre


  
Bandeira do Acre

Símbolo oficial do estado do Acre, a bandeira atual foi instituída em 1995, adotando o mesmo desenho da Bandeira do Estado Independente, decretada em 1889. Seu desenho, idealizado por José Plácido de Castro, consiste em um retângulo dividido por uma linha diagonal que vai do canto inferior esquerdo para o superior direito. A parte superior esquerda é amarela com uma estrela vermelha na extremidade, já a parte inferior direita é verde. O símbolo foi adotado oficialmente pelo governador Epaminondas Jácome.

SIMBOLISMO

As cores da bandeira do Acre são as mesmas que compõem a Bandeira do Brasil, com o acréscimo da cor vermelha. A escolha da combinação verde e amarelo é uma forma de representar a integração do estado ao Brasil. Cada cor tem o seu significado específico:

  • A cor amarela representa a paz;
  • A cor verde, a esperança.
  • A estrela vermelha no canto superior esquerdo (”estrela solitária”) simboliza o fanal (luz intelectual) que orientou a incorporação do Acre ao território nacional. Representa também o sangue dos bravos que lutaram pela anexação da área ao Brasil.

Atualmente, a bandeira acreana é hasteada em um monumento de aproximadamente 50m de altura, na Gameleira, centro histórico de Rio Branco, podendo ser avistada de alguns pontos da cidade.


Bandeira da Capital

Passarela estaiada Joaquim Falcão Macedo Gameleira Igreja de Ferro