Estados e Capitais do Brasil
 

Bandeira de Pernambuco


Bandeira de Pernambuco

bandeira de Pernambuco foi idealizada durante a Revolução Pernambucana de 1817, também conhecida como Revolução dos Padres, que exigia o fim da monarquia no Brasil. Os revolucionários usavam a bandeira que tinha sido confeccionada pelo padre João Ribeiro de Melo Montenegro.

Após a Revolução, combatida fortemente pelas forças militares do governo, a bandeira foi deixada de lado. Somente na comemoração do centenário da Revolução ela foi resgatada e oficializada, por meio do decreto de número 459, pelo presidente da província, Manuel Antônio Pereira Borba.

A bandeira de Pernambuco é composta por duas faixas horizontais, uma azul na parte superior e outra branca na parte inferior. Sobre o fundo azul há um arco-íris nas cores vermelha, amarela e verde. Na parte azul há uma estrela sobre o arco-íris e um sol abaixo dele, as duas figuras centralizadas. Na parte branca, também centralizada, encontra-se uma cruz vermelha.

SIMBOLISMO

  • O azul simboliza a grandeza do céu pernambucano;
  • A cor branca representa a paz;
  • O arco-íris simboliza o início de uma nova era e representa a união de todos os pernambucanos;
  • A estrela amarela caracteriza Pernambuco como parte do País. Ela é a representação de Denebakrab, estrela que simboliza o estado na Bandeira do Brasil;
  • O sol remete à  força e à energia;
  • A cruz representa a fé na justiça e no entendimento, além de remeter à primeira denominação do Brasil, Ilha de Vera Cruz.

Bandeira da Capital

Bandeira de Recife

Recife